top of page

#glossário: Reciclável versus Reciclado

Você sabia que nem todos os materiais recicláveis são efetivamente reciclados? Isso acontece porque, para garantir que um resíduo seja reciclado, outros fatores além do tipo de material estão envolvidos, como a tecnologia necessária para reciclar este material, a logística necessária para reciclagem e se existe retorno econômico ao reciclar o material! Estas questões diferenciam os termos reciclável de reciclado: enquanto o primeiro termo diz respeito a possibilidade de um material ser reciclado, o segundo fala sobre o quanto este material é efetivamente reciclado na prática.


A compreensão destes termos é importante porque, quando os resíduos recicláveis não são efetivamente reciclados, temos perdas econômicas, sociais e ambientais. Econômicas, porque os resíduos recicláveis ainda podem movimentar a economia após o descarte. Sociais, porque o descarte incorreto do lixo é um problema de saúde públicoa e o incentivo à coleta seletiva é importante como fonte de renda dos catadores. Ambientais, porque o descarte incorreto de resíduos e o volume cada vez maior de aterros sanitários são um perigo ao meio ambiente.


Além de reciclarmos nossos resíduos, também é importante pensarmos em reduzir o volume de lixo que produzimos. Aliando esta redução na geração de resíduos ao seu descarte correto e garantindo que eles sejam, de fato, reciclados, podemos gerar um mundo mais sustentável!


Gostou dessa ideia? Compartilhe o post com seus amigos e familiares!

Comments


bottom of page