Muita gente acredita que o marketing somente pode ser usado para estimular o consumismo, causando problemas à sociedade e ao meio ambiente, mas isso não é verdade. O GEMS, por exemplo, é um grupo de estudos em Marketing Societal, sinônimo de Marketing Socialmente Responsável, dois conceitos que descrevem as práticas das organizações que incorporam princípios de sustentabilidade em suas estratégias, buscando minimizar seu impacto na sociedade e meio ambiente! Legal, não é? Mas é preciso tomar cuidado para não confundir Marketing Societal com Marketing Social! O conceito de Marketing Social está relacionado à formação de políticas públicas e busca promover uma mudança de comportamento na sociedade.
Com o surgimento do marketing societal e de consumidores cada dia mais conscientes, novas demandas por “produtos verdes” (menos impactantes ao meio ambiente) apareceram no mercado. Para que um produto seja verde, todo o seu “ciclo de vida” deve ser pensado de forma a minimizar seus impactos ambientais: desde a extração das matérias primas até a produção, uso e descarte do produto. Além das questões ambientais, deve haver, também, uma preocupação por parte das empresas a respeito da questão social: garantir que haverá comércio justo e respeito aos direitos humanos durante toda a cadeia produtiva.
Essa preocupação com os pilares ambiental e social, além do pilar econômico, caracteriza o conceito de tripé da sustentabilidade, tão importante para o desenvolvimento sustentável da sociedade e para a gestão da responsabilidade socioambiental nas empresas! Percebe-se, desta forma, como os conceitos relacionados à sustentabilidade estão todos conectados entre si. :)
Gostou do post? Compartilhe com quem você acha que poderia gostar também!
Comments